O Doador de Memórias

18/08/2018

(Lois Lowry)

"eles nunca experimentaram a dor, ..." 

O livro doador de memórias, nos ensinas sobre os sentimentos. O que é a dor, o amor, o medo não somente isso como as coisas que nos trazem esses sentimentos como a guerra que nos traz dor e uma festa de aniversario que nos deixa a sensação de sermos únicos.

"eles nunca experimentaram a dor, ..."

Nosso personagem principal se chama Jonas que vive em uma sociedade perfeita. Sem sentimentos intensos, sem desigualdade, sem cores e sem dor, não existem problemas ou situações conflituosas entre seus membros, que mantêm tudo em ordem com muita dedicação.

"Guerra? Jonas não conhecia aquele conceito. Mas a fome já era sua conhecida a essa altura. Inconsciente, esfregou a barriga, rememorando como era doloroso não satisfazer suas necessidades. "

Nessa sociedade quando uma criança completa 12 anos elas são indicadas, para o posto que ocuparam na vida adulta, numa cerimônia são apresentadas as suas futuras ocupações e depois dessa cerimônia elas começam a treinar. O papel de Jonas e carregar todos esses sentimentos perdidos, e ter sabedoria e experiência para que ele possa ajudar a comunidade.

"Usei minha sabedoria, obtida através das lembranças. Sabia que houve ocasiões no passado, em épocas terríveis, em que as pessoas destruíram outras apressadamente, por medo, e isso resultou na sua própria destruição."

Apesar dessa grande responsabilidade ele acredita que as pessoas deveriam experimentar as cores, saber o que é felicidade mesmo tendo que conhecer a dor, pois não há felicidade sem dor, o livro nos ensina que não devemos delimitar a vida, mas deixar ele seguir seu curso pois se pensarmos e só fazer o que é necessário para sobreviver, a vida perde seu valor, é claro não haverá mais guerra, mas não também não haverá mais amor. Será que realmente vale a pena viver dessa forma?

"Não queria a honra nem a sabedoria, não queria mais a dor. Queria sua infância de voltar, seus joelhos esfolados, queria jogar bola. Ficava sozinho em sua residência olhando pela janela, vendo crianças um dia rotineiro de trabalho, vidas comuns livres de angústia, porque ele havia sido escolhido, como outros antes dele, para carregar nos ombros o fardo de todos."

© 2018 Corte de livros - email: colecionadordelivro@outlook.com
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora