A Elegância do Ouriço

27/07/2018

Muriel Barbary 

A verdadeira beleza está escondida através de paredes de vidros.

O que podemos ver por traz de cada rosto? Não conhecemos realmente como as pessoas são e por que agem de tal forma, o que será que elas escondem que a olho nu não percebemos, o que nós mesmos escondemos da sociedade, tantas coisas maravilhosas e tantos talentos que jamais serram revelados, qual será o motivo? Sempre culpamos a sociedade, essa opressora que não deixa sermos quem somos, mas quem é a sociedade? Ou quem a faz ser como ela é?

A elegância do ouriço é o tipo de texto que nos faz refletir sobre as coisas ao nosso redor, ao movimento do mundo, o porquê de tudo e de todos, como somos, agimos e como as outras pessoas agem. No texto temos duas narrações o que e bem diferente de qualquer outro texto, é até curioso, se falarmos isso para uma pessoa a reação da tal é de indignação, afinal como pode um mesmo texto conter duas narrações, mas sim esse possui, a história contada é sobre duas pessoas com seus pensamentos distintos, uma senhora de uns 54 anos que trabalha como concierge há vinte sete anos, no numero 7 da Rua de Grenell, um belo palacete, onde também mora a nossa segunda narradora, Paloma Josse de apenas 12 anos, as duas são superinteligentes e por seus próprios motivos tentam esconder isso da sociedade, elas tentam não chamar atenção e esconder quem realmente são ,elas criticam e mostram seus pontos de vista através da narrativa, mostram aonde elas vivem e quem elas conhecem, cada uma mostrando o seu lado da mesma história, e a sua própria visão do mundo.

A autora explica o titulo do texto através da narração de Paloma em um pensamento profundo dizendo "...a Elegância do ouriço: Por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes"

É incrível quem em alguns momentos podemos nos sintonizar com os livros, e pegar pequenos trechos que condiz os nossos próprios pensamentos:

... Pois existe distração mais nobre, existe mais distraída companhia, existe mais delicioso transe do que a literatura?

...Mas, se tememos o amanhã, é porque não sabemos construir o presente e, quando não sabemos construir o presente, contamos que amanhã saberemos e nos ferramos, porque amanhã acaba sempre por se tornar hoje...

A elegância do ouriço é um livro de reflexão e de ideias, um texto bastante filosófico, com muitas palavras complicadas para aqueles que não estão acostumados com a sua escrita, mas é gostosa a sua leitura, pois nos mostra outras ideias outras opiniões, mostra o mundo através de olhares, mostram os pensamentos e os potenciais das duas personagens, e o quanto elas podem ir além com suas escolhas, mudar o seu destino. 

© 2018 Corte de livros - email: colecionadordelivro@outlook.com
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora